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terça-feira, 15 de maio de 2012

Curso Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TICs (100 hs)


Tecnologia na Sociedade na Vida e na Escola: Contextualização


Vivemos em uma sociedade em que os avanços tecnológicos se faz presente, devido a isso precisamos nos adaptar a essas novas tecnologias, pois nos deparamos com situações no nosso dia a dia que exige certas habilidades e conhecimentos. Os alunos precisam estar preparados para interagir e utilizar as diferentes formas de adquirir conhecimentos seja elas sonoras, visuais ou hipermídia.
Na educação não poderia ser diferente, as tecnologias educacionais e a introdução da Internet mudou o cotidiano escolar, através da informatização o educador tem a oportunidade de estimular a curiosidade dos alunos e tornar as aulas mais atrativas e um aprendizado mais eficaz.
De acordo com o texto estudo no curso,o principal objetivo da educação e adaptar a informática ao cotidiano escolar, fazer com que os educadores utilizem o computador como um complemento as suas aulas, como um apoio as disciplinas e conteúdos, mas acima de tudo preparar os alunos para viverem em uma sociedade informatizada.
Ou seja, formar alunos autônomos e críticos, que através de pesquisas e seleção de informações, possam formar suas próprias opiniões e conceitos sobre determinado assunto, além de construir conhecimentos que poderão ser usados no dia a dia.
Desta forma podemos perceber as tecnologias educacionais, como uma das pecas principais no contexto escolar, na qual o uso do computador deve ser uma ferramenta de contribuição no processo de ensino e aprendizagem. Ressaltando que o educador tem a tarefa de ampliar a visão dos alunos para além dos muros da escola, onde eles tenham a oportunidade de descobrir uma realidade diferente, uma forma de construir conhecimentos mais atrativos, onde o aluno possa ter uma compreensão e percepção da realidade de uma forma mais ampla.
Como afirma Flores (1996) “a informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares, visando o desenvolvimento integral do individuo”.