Seguidores

terça-feira, 29 de maio de 2012

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA: O HIPERTEXTO

Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC’S
Unidade II – Internet, Hipertexto e Hipermídia.
Cursista: Adriana Larréa Barcelos da Silva Costa
http://diariodeumapedagog.blogspot.com.br
Atividade: 2.8 _ Registro Digital da Experiência- O Hipertexto
Tutora: Sandra Regina Caetano

Registro Digital da Experiência- O Hipertexto

Esta atividade foi desenvolvida de acordo com o Referencial Curricular, tendo como um dos principais objetivos tornar as aulas de Matemática mais atrativa e dinâmica, além de oportunizar aos alunos a contato com as ferramentas tecnológicas assim como seu uso adequado na sala de tecnologia.
As atividades aplicadas possibilitou o aprendizado dos alunos sobre situações que conceituassem dobro, dobro do dobro, dobrando uma quantidade, além de resolver problemas que envolvam as operações (adição e subtração) através de cálculos mentais.
Para que essa aula fosse executada com sucesso a professora primeiramente deu início ao conteúdo em sala de aula, para que os alunos tomassem conhecimento antes de irem para a sala de tecnologia. As atividades aplicadas na sala de tecnologia foram elaboradas através do editor de slides (Power Point), assim como a utilização de jogos educativos de matemática online.
Essa atividade foi aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, foram necessárias 2 aulas, contando com a participação de 20 alunos, a professora regente e a gerenciadora de tecnologia, que juntamente desenvolveram as atividades a serem aplicadas assim como a edição dos slides. Para tal aula foram utilizados o editor de slides (Power Point), Internet, e jogos online.
Com esta atividade esperamos que os alunos compreendam as operações e a noção de dobro de quantidades, assim como a sua importância nas soluções de problemas aplicados em situações ocorridas no nosso dia a dia. E diante dos resultados obtidos, podemos perceber nosso objetivo proposto foi alcançado, assim como a participaram dinâmica dos nossos alunos nas atividades propostas, pois possibilitamos a eles uma aula divertida e diferente.
Esta atividade veio nos ensinar que através dos recursos tecnológicos, podemos transformar nossa metodologia, nossa prática pedagógica, possibilitando que nossos alunos participem mais das aulas, construindo desta forma seus próprios conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário