Seguidores

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PARA REFLETIR...



Você já parou para refletir sobre sua prática pedagógica nessa era tecnológica? Já pensou sobre as diferentes maneiras de ensinar e de aprender diante as novas tecnologias? Precisamos lembrar que com os avanços científicos e tecnológicos, surgem também novas práticas pedagógicas e com isso, a necessidades de profissionais capacitados e antenados com a tecnologia.
Diante dessa realidade, percebemos que o processo de ensino/ aprendizagem precisa ser contínuo, mas para isso é importantes repensarmos sobre nossa prática pedagógica, estarmos dispostos a aprender sobre as novas ferramentas tecnológicas que veio para contribuir em favor da educação.
Citando valente (2001) em seu artigo “aprendizagem continuada ao longo da vida", o autor apresenta a importância de entender a aprendizagem como uma ação contínua, ou seja, o professor precisa ser um assíduo pesquisador, estar se capacitando e sempre se avaliando em relação a sua prática e sua postura diante as mudanças. Como ressalta Nóvoa (2001) “é impossível imaginar uma profissão docente em que a práticas reflexivas não existam”.
Valente salienta que a formação de qualquer indivíduo não pode se restringir apenas no âmbito escola, pois estamos vivendo em uma sociedade em que os avanços tecnológicos se faz presente, a escola precisa abrir espaço para que essas novas ferramentas tecnológicas sejam usadas em favor da educação. A escola precisa dar acesso às informações e as novas tecnologias a essa nova geração que está nascendo.

REFEREÊNCIAS
TORNAGHI, Alberto José da Costa. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs : guia do cursista/Alberto José da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. 2 ed. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2010;
“Aprendizagem continuada ao longo da vida”, de José Armando Valente. Disponível em: htpp://revistapatio.com. br/números_anteriores_conteudo.aspx?id=19.;
http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/entrevistas/antonio_novoa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário